1º Passeio Ciclístico Contra a Corrupção

Na noite do dia 15 de dezembro de 2009, ciclistas percorreram as ruas de Aracaju no ‘I Passeio Ciclístico contra a Corrupção’. O evento foi alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção (9 de dezembro), onde em 2003 diversos países, entre pass_600 eles o Brasil, assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a corrupção.

Organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Tribunal de Contas da União (TCU), o passeio mobilizou a sociedade, imprensa, órgãos e instituições, para reflexão da importância da parceria entre os organismos de controle e a população na prevenção à corrupção.

Para o controlador-geral do Estado de Sergipe, Adinelson Alves, “esse é um evento cívico institucional que reunirá associações civis e os órgãos de controle da administração pública com o objetivo de chamar a sociedade para refletir sobre a importância da luta contra a corrupção e criar um movimento na sociedade sergipana”.

No início do evento, às 19h30, aproximadamente 400 ciclistas já estavam concentrados no Mirante do bairro 13 de julho, onde realizaram o trajeto pelas avenidas Francisco Porto e Hermes Fontes, shoppings Jardins e Riomar e, finalmente, Passarela do Caranguejo. O percurso de aproximadamente 10 km foi assegurado pelo SAMU estadual, SMTT e Corpo de Bombeiros, garantindo o sucesso do evento.

Na concentração, o administrador Anderson Sales já estava a postos com a sua bicicleta e manifestou o motivo da sua participação no passeio. “Nós brasileiros estamos cansados de tanta corrupção e impunidade, e esse é um evento pacífico que chama a atenção. Além disso, a ideia da bicicleta é muito boa por também incentivar a prática de atividades físicas, além da proposta de um novo meio de transporte, preservando o meio ambiente”.

Ao chegar à Passarela, ponto de encontro, os ciclistas foram recepcionados com a distribuição de água mineral e cartilha com explicações de como a sociedade pode acompanhar a aplicação dos recursos públicos de sua cidade. No palco, foi entregue o prêmio nacional ‘Escola Cidadã’, oferecido pela CGU no concurso de paródias e literatura de cordel, à escola estadual Nossa Senhora da Glória do município de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, a apresentação da banda sergipana Maria Scombona faz com que os ciclistas recuperassem o fôlego para a pedalada de volta ao Mirante da 13 de Julho.