5º Passeio Ciclístico Contra a Corrupção

O Parque da Sementeira foi tomado por um movimento cívico-institucional alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, de onde partiram cerca de 1.500 ciclistas para o 5º Passeio Ciclístico por um Brasil melhor, reafirmando o compromisso com a liberdade e a democracia.

Nesta quinta edição do evento, os ciclistas percorreram um circuito de 10 km, em comemoração aos 10 anos de assinatura, pelo Brasil e outros 110 países, da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, no México. A partir dessa Convenção, o 9 de dezembro tornou-se o Dia Internacional contra a Corrupção.

Segundo o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), Adinelson Alves, neste domingo, 1º, Sergipe esteve em sintonia com o Brasil e mais 110 países para lembrar o dia em favor da transparência pública.

"A sociedade sergipana atendeu ao convite da Controladoria-Geral da União, do Governo de Sergipe, através da CGE/SE, para uma manhã de pedaladas e reflexão sobre a import"ncia da transparência e da prevenção da corrupção. Toda essa mobilização reforça os trabalhos realizados, diariamente, pelo Governo de Sergipe, pela Controladoria-Geral da União e pela CGE/SE que, em parceria com o Departamento de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Deotap/SSP) tem feito um trabalho sério em prol da transparência e da integridade da Gestão Pública", afirmou o secretário.

Ao retornarem para a Sementeira, os ciclistas participaram de sorteio de brindes, fornecidos pelas empresas e instituições que apoiaram o 5º Passeio Ciclístico. Foram sorteadas cinco bicicletas, doadas pela empresa Houston; três coolers térmicos, dois kits churrasco e duas assinaturas do Jornal Cinform, doados por esse semanário; e kits ciclistas fornecidos pela empresa RR Bike.

O chefe da Controladoria-Geral Regional da União em Sergipe (CGU-SE), Manoel Maciape, acredita que o evento tem demonstrado a maturidade e o protagonismo dos sergipanos quanto à transparência e ao controle da gestão pública.

"Sergipe está, mais uma vez, de parabéns. A grande adesão da população ao 5º Passeio Ciclístico Contra a Corrupção superou as expectativas mais otimistas, e reflete o compromisso de todos os sergipanos no combate a esta praga nociva, que é a corrupção", afirmou Maciape.

Para o estudante Danilo Rabelo, 27, a juventude deve participar de ações como estas, em prol de um Brasil melhor e sem corrupção. "Essa mobilização reflete que nós brasileiros não somos tão passivos, pois vamos às ruas para lutar pelos nossos direitos, em prol de um Brasil melhor, sem corrupção. Atos simples como respeitar o próximo e não furar uma fila são gestos que podem fazer do nosso país um lugar melhor de se viver", observa.


Juntos contra a impunidade

O 5º Passeio Ciclístico Contra a Corrupção, deste ano, contou com uma série de entidades parceiras que estiveram juntas na construção desse evento que já é referência para Sergipe e para o Brasil. Durante o passeio, uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES), liderada por Dr. Almir Santana, esteve a postos realizando exames gratuitos de DST/AIDS. A ação também esteve atrelada ao Dia Internacional de Combate à AIDS, celebrado neste domingo, 1º.

A realização desta 5ª edição do Passeio Ciclístico contou com o apoio da Petrobrás, Sesi, Senac Sesc, Sebrae, Houston, Touchê-Fitness, Kanídia Bike, RR Bike, Pedal Livre, Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Deso, Cptran, Samu, SMTT, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, 28º Batalhão de Caçadores, Instituto Federal de Sergipe (IFS), Universidade Tiradentes (UNIT), Prefeitura de Aracaju, Controladoria-Geral do Municipal de Aracaju (CGM), Emsurb, Correios, TV Aperipê, TV Atalaia, TV Sergipe e Jornal do Dia.

Participante assídua do Passeio Ciclístico, a funcionária pública, Antônia Fontes, acredita no protagonismo dos cidadãos, junto à gestão pública, nos destinos das cidades, estados e País. Por isso, faço questão de participar de cada edição deste passeio, que traz a transparência e a ética no funcionalismo público como essência", disse.