Sobre o Passeio

O Passeio Ciclístico Contra a Corrupção é uma ação cívico-institucional que acontece anualmente, em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro. Nesta data, cidadãos de todo o Estado saem às ruas de Aracaju para pedalarem em prol de um país mais justo e democrático.

Realizado pela CGE, em parceria com a Controladoria Geral da União e, este ano, também, com a Controladoria Geral do Município, o evento está em sua 6ª edição, e tem o objetivo de incentivar a participação da sociedade no controle dos recursos públicos, e no combate à corrupção e à impunidade. O evento também divulga a importância do trabalho conjunto dos Órgãos de Controle da Administração Pública em Sergipe.


Tratado Internacional

Em 9 de dezembro de 2003, 110 países estiveram reunidos na cidade de Mérida, no México, com o intuito de assinar a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

O Tratado Internacional é o mais abrangente sobre prevenção e combate à corrupção, e aborda quatro temas principais: a prevenção, a criminalização dos atos de corrupção, a cooperação internacional e a recuperação de ativos.

O Congresso Nacional aprovou o texto em maio de 2005, e no dia 31 de janeiro de 2006, a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei. A Convenção da ONU contra a Corrupção é o mais completo e abrangente instrumento institucional juridicamente vinculante (que obriga cumprimento).


Ultima Edição

A ultima edição foi realizada no dia 17 de dezembro de 2017. Foram cerca de 10 km, percorrendo as principais avenidas da cidade – Beira Mar, Barão de Maruim, Hermes Fontes e Dep. Silvio Teixeira –, retornando ao parque.